Colheita de soja avança em MS mesmo com instabilidade no clima
Segundo associação de produtores, há apenas danos pontuais no estado
Apesar da instabilidade no clima no último mês, colheita da soja chegou a 25% em Mato Grosso do Sul. Segundo o Governo do Estado, os agricultores aproveitam os dias de sol para minimizar os impactos da umidade no grão.
De acordo com a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), há apenas ocorrências de danos pontuais no estado e a projeção é de que a área plantada nesta safra 2017/2018 seja de 2,6 milhões de hectares, com estimativa de produção de grãos de 8,7 milhões de toneladas.
“Nas últimas safras tivemos perdas significativas com a instabilidade do tempo, mas até agora não identificamos problemas grandes, apenas pontuais”, afirma o presidente da Aprosoja, Juliano Schmaedecke. Segundo ele, dos últimos 10 dias, em cinco não houve colheita devido às chuvas.
O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, e o superintendente de Produção, Rogério Beretta, afirmam que a produtividade continua boa. A produtividade tem média de 70 sacas por hectare, resultado considerado bom devido ao período de chuvas.
fonte: midiamax