DestaqueEventosGeralPolíticaTopo

Bolsonaro inaugurou estação de controle aéreo de Ponta Porã (MS)

Estação Radar é um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) para o controle do espaço aéreo na fronteira

O presidente Jair Bolsonaro ativa radar em Ponta Porã, o terceiro instalado no Estado

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quarta-feira, 30 de junho, de inauguração de nova estação radar, que se destina a ampliar a vigilância aérea em Ponta Porã (MS) e região.

A FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou em texto divulgado à imprensa que a nova estação faz parte de um trabalho de “modernização e ampliação da rede de radares de vigilância do Sisceab (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

Ainda segundo a FAB, a estação radar potencializa a identificação de aeronaves voando em baixas altitudes naquela região de fronteira e traz benefícios operacionais tanto para o controle civil de vetores quanto para a defesa aérea.

Segundo ainda a FAB, a estação radar proporcionará a ampliação da vigilância e o combate ao tráfego ilícito, com foco na Região Centro-Oeste.

O radar é o último dos três equipamentos a ficar pronto e integra o sistema de controle de tráfego aéreo na região que é a principal rota dos traficantes que entram com cocaína no Brasil. Os radares estão preparados para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle da FAB (Força Aérea Brasileira). Os três sistemas custaram R$ 127 milhões ao cofre do governo federal.

Uma multidão de brasileiros enfrentou o frio intenso e estive no local para acompanhar e prestigiar a visita do Presidente da República.

Antes da inauguração foi realizada uma oração e o Presidente disse em seu discurso que mentiras e CPI não os tiram do cargo e conta com o apoio do Congresso Nacional para seguir com os projetos de desenvolvimento do Brasil.

Governador Reinaldo Azambuja participou da solenidade e destacou o trabalho integrado das forças de segurança pública estaduais e federais contra o crime organizado. “Só neste ano foram mais de 270 toneladas de drogas retiradas de circulação. E em 2020, esse trabalho conjunto aprendeu mais de 760 toneladas de drogas. Essa integração propicia mais segurança para nossa gente. Proteger as fronteiras é proteger o Brasil”, afirmou o governador na cerimônia de inauguração do equipamento.

“Esse controle do espaço aéreo na faixa de fronteira onde trafegam aeronaves em baixa altitude com ilícitos, principalmente drogas, é de extrema importância para o Estado e o País. Quando você consegue aumentar a fiscalização do espaço aéreo você força as organizações criminosas a migrarem para as rodovias, aumentando o poder de repreensão ao tráfico de drogas”, explicou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira.

 

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli e c/Brasil 360 Graus)

Botão Voltar ao topo