

Depois de quatro anos em formato de grupos regionalizados e mata-mata, o Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul será disputado no formato de pontos corridos em sua edição 2019, que começa em 20 de janeiro.
A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (19), em reunião do Conselho Arbitral entre os diretores da Federação de Futebol do Estado e os dez clubes que dispurtaram a competição neste ano e que, a princípio, confirmaram presença em 2019.
Os outros dois participantes do torneio virão da Série B, ainda em disputa, e que tem, atualmente, a Aquidauanense na liderança, com 6 pontos, e Maracaju e Serc de Chapadão, com 4, empatados na segunda colocação. Moreninhas e Coxim já estão sem chances matemáticas de acesso, restando duas rodadas para o fim do campeonato.
A fórmula de disputa não é extamente nova no Estado. O campeonato de 2005 foi o último a ser disputado no sistema todos contra todos. Naquele ano, o extinto Cene foi o campeão. O Operário, equipe mais popular do Estado e atual dono do troféu, foi o vice. Galo e Corumbaense serão os representantes sul-mato-grossenses na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Brasileirão.
fonte: correiodoestado