Comitê do Covid-19 adia reunião e impede participação da imprensa nas próximas


O Prefeito João Carlos Krug assinou e mandou publicar o decreto que criou o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), no dia 14 de abril deste ano. Ele é composto pelo Prefeito Municipal, coordenadores da Vigilância Sanitária, de programas de saúde, direção do Hospital Municipal, das forças policiais e do Ministério Público Estadual.
Este comitê tem caráter consultivo e deliberativo, com o objetivo de estabelecer e divulgar ações de enfrentamento e prevenção à transmissão do vírus Covid-19 e poderá convidar consultores técnicos e representantes de outras instituições públicas ou privadas, quando julgar necessário, sendo de sua inteira responsabilidade.
Segundo o decreto, as reuniões do comitê são realizadas quando convocadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na última reunião, do Comitê, realizada na tarde da terça-feira, 02 de junho foi anunciada que a próxima seria na segunda-feira, dia 08 de junho.
Já no início da última reunião (02), a Promotora de Justiça Dr. Fernanda Proença de Azambuja questionou a validade do Decreto Municipal que permitia a volta das aulas presenciais das instituições privadas de ensino no município, alegando que o Prefeito publicou o decreto sem deliberação do Comitê. E também, devido ao aumento repentino de casos de contaminação pelo Covid-19 ocorrido na cidade na semana anterior daquela reunião.
Ocorre que por vários dias, as escolas particulares se uniram e elaboraram um Plano de Contingência, prevendo a autorização da volta das aulas presenciais, fato reivindicado por muitas mães e pais de alunos, que por muitos motivos precisam que os filhos voltem a frequentar as escolas.
Após o anúncio da revogação do decreto que permitiria a volta às aulas presenciais nas escolas particulares, divulgado no Jovemsulnews, mães e pais de alunos criaram um grupo no WhatsApp para discutir, debater os problemas que surgiram com a demora da volta às aulas, sugerir e avaliar as decisões do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19).
Na semana seguinte da reunião do Comitê, que determinou a revogação do decreto municipal que autorizava a volta parcial dos alunos nas escolas particulares, a reunião que seria realizada no dia 08 de junho foi adiada para a quarta-feira (10) e depois cancelada.
A reportagem do Jovemsulnews procurou informação da realização da próxima reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), para acompanhar e divulgas as próximas decisões. Um dos secretários municipais, que faz parte daquele Comitê, informou para o Jovemsulnews que não será permitido o acompanhamento da imprensa e ouvites nas próximas reuniões e ainda, vai sugerir a indicação de um porta voz, membro do Comitê para repassar as decisões para a imprensa e não informou a data da sua realização.
Entre os pais de alunos, principalmente da rede particular de ensino, observa-se grande desejo da nomeação de um representante do setor no Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), pessoa que levaria os anseios e sugestões que poderiam ser útil nas tomadas de decisões neste momento delicado em que a sociedade enfrenta.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)