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Energisa lidera ranking de empresas mais reclamadas no Procon-MS

Em segundo lugar, aparece a Águas Guariroba, com 1.333 reclamações

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon / MS) divulgou nesta sexta-feira (17) uma lista das empresas que mais receberam reclamações em 2021, sendo como concessionárias de serviço público que mais foram alvo de queixas.

Nesta categoria, a Energisa apareceu em primeira colocação, com 1.734 reclamações, número 50% superior em comparação com o ano passado. Em segunda, aparece a Águas Guariroba, com 1.333 reclamações, aumento de 15%.

Superintendente do Procon / MS, Marcelo Salomão explicou que as reclamações são feitas em procedimento individual, na própria sede do Procon, ou no site da entidade.

“O procedimento individual não é fiscalização, fiscalização são aqueles que o Procon abre um procedimento. Então não necessariamente as empresas foram multadas, pode ter tido acordo”, explicou.

Em seguida está a Claro (963); 14 Brasil Telecom Celular (899); e Telefonica do Brasil, responsável pela Vivo e GVT, (803).

Atrás das concessionárias de serviço público, estão como instituições bancárias, sendo o Banco Bradesco com mais reclamações, (624); seguido do Banco BMG (491); Caixa Econômica Federal (491); e Banco Santander (402).

As reclamações no geral também aumentaram, sendo registrados 21.750 atendimentos ao público, acréscimo de 15% em relação ao ano anterior.

“São vários motivos: no caso de energia, contas muito alta, condições de parcelamento; de água, pode ter sido pagamento; em telefonia, o cancelamento contrato, cobrança indevida, etc”, ressaltou Salomão.

 

 

fonte: correiodoestado Gabrielle Tavares

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