DestaqueGeralSaúdeTopo

Paraguai será beneficiado com vacinação em massa na fronteira, afirma infectologista

Apenas 1,9% da população paraguaia está totalmente imunizada contra o coronavírus

Mato Grosso do Sul já aplicou 1.9 milhão de doses contra a Covid-19 e possui uma cobertura de 49% da população vacinada e 24,72% imunizada.

Em paralelo, com o dobro de moradores de MS, o país vizinho Paraguai segue de forma lenta sua campanha contra o coronavírus.

Por volta de 912.087 mil doses contra a Covid-19 foram aplicadas no Paraguai.

Cerca de 136 mil pessoas já estão totalmente vacinadas, 1,9% de sua população, conforme levantamento do Our World In Data, plataforma alimentada por pesquisadores da Universidade de Oxford.

Últimas notícias

Para o infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Julio Croda, a vacinação em massa na fronteira do Estado com o Paraguai deve ajudar a conter o surgimento de novas cepas do coronavírus.

“O Paraguai vive um momento delicado por conta da variante Gama, a P.1 brasileira que foi introduzida lá. Com a vacinação em massa, o benefício será mútuo. Com o cinturão de pessoas imunizadas vamos impedir que possíveis novas cepas sejam importadas”, ressaltou Croda.

Os 13 municípios do Estado com o Paraguai e a Bolívia receberam 165,5 mil doses da Janssen para a realização do estudo do grupo Vebra Covid-19.

O objetivo dos pesquisadores é analisar como esta vacina se comporta em um cenário de ampla circulação da variante Gama, antiga P.1.

Produzida pelo grupo Johnson & Johnson, este imunobiológico de dose única, possui eficácia de 85% para casos graves de Covid-19, proteção completa contra hospitalização e morte pela doença.

Do outro lado

De acordo com o Ministério da Saúde do Paraguai, a partir de 13 de julho, o Plano Nacional de Vacinação será regido por faixa etária.

Nesta fase, não será levado em consideração se a pessoa tem ou não comorbidade.

A partir da próxima terça-feira, será liberada a vacinação em pessoas com 35 anos ou mais.

Grávidas a partir da 20ª semana de gestação também devem receber as doses contra a Covid-19.

Com a chegada das vacinas da Pfizer, adolescentes de 12 a 17 anos com fatores de risco também devem receber os imunobiológicos.

Conforme o Ministério da Saúde, nos últimos 14 dias, foram registrados casos de Covid-19 em 239 dos 259 distritos do Paraguai, o que corresponde a 92% do país.

Com alto nível de transmissão da doença, o país registra de 600 a 800 mortes por coronavírus toda semana. Das 13.645 mortes causadas pela Covid-19, em 2.154 dos casos, as vítimas tinham menos de 50 anos.

 

 

fonte: correiodoestado Mariana Moreira

Botão Voltar ao topo