“PIRATAS DO ASFALTO” – Ladrões furtam 8,5 mil litros de diesel em locomotiva no Terminal da Ferronorte em Chapadão do Sul
Um Inspetor de Segurança da ALL (América Latina Logística Intermodal Ltda) registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil sobre o furto de 8,5 mil litros de óleo diesel S-500 numa locomotiva no Terminal da Ferronorte em Chapadão do Sul. A composição 0776 chegou no km 93 da MS-306 com 11 mil litros no tanque. Há anos que os famosos “Piratas do Asfalto” atacam as locomotivas paradas em Chapadão do Sul, Alto Taquari e outros pontos de carga e descarga da ALL. Muitas pessoas já foram presas em Chapadão do Sul. Muitos vinhas de caminhonetes de cidades como Cassilândia e Costa Rica para a prática dos furtos. (Fotos / Ilustração)
Em 2021 a Polícia Militar de Chapadão do Sul chegou a achar a pista que faltava para aprofundar as investigações sobre a ação dos “Piratas do Asfalto” que atacam trens parados no terminal da Ferronorte. Na ocasião cerca de 5 mil litros de diesel “desapareceram” dos tanque de dois trens. Há mais de um ano que este tipo de crime é praticado no município. Relatos destacaram “panes secas” em composições que partiram do terminal e não conseguiram chegar em Paranaíba.
Houve intensa perseguição aos ladrões que conseguiram romper o lacre do gigantesco tanque do veículo para extrair o diesel e esconder os galões no matagal fechado que margeia a MS-306. Um PM de folga passava pelo local percebeu a movimentação e acionou a guarnição. Quando os piratas perceberam o cerco teve início à intensa perseguição.
Cerca de três veículos estavam no local para transportar o diesel furtado. Um dos ladrões subiu na composição, rompeu o lacre e enfiou a mangueira para drenar o conteúdo para os galões que eram controlados por um comparsa na parte de baixo. Ele ia trocando os recipientes cheios por vazios e armazenando em veículos estrategicamente escondidos no matagal.
A chegada da Polícia Militar e seguranças particulares interrompeu o processo, dando início à fuga desordenada. Os PMs conseguiram isolar a rota de fuga de um carro e o criminoso teve que fugir a pé. No Uno foram encontrados vários documentos pessoais e equipamentos do proprietário. Apesar da identificação o nome foi mantido em sigilo pela Polícia Militar para não atrapalhar as investigações. Ao lado do carro estava um galão cheio de diesel furtado e a mangueira para tirar o produto do tanque do trem. Não há informações atualizadas sobre este caso.